EXPOSIÇÃO ÍCARO E O LABIRINTO
De 10 de novembro de 2016 a 05 de março de 2017
Museu de Arte Contemporânea do Paraná
Rua Desembargador Westphalen, 16, Centro, Curitiba, PR

APRESENTAÇÃO PARA O PÚBLICO DA MOSTRA
ÍCARO E O LABIRINTO

Residentes no Litoral paranaense, os artistas plasticos, Bení Moura, André Serafim e Marcel Fernandes foram acostumados aos espaços amplos dos rios e matas, das variadas possibilidades das paisagens, ao povo criativo e histórico e o mítico sol.

Entre eles, em comum, obras que mesclam ousadia e liberdade criativa sem concessões ao modismo; litorâneos como os importantes artistas -  na literatura Júlia da Costa e Fernando Amaro, na música Brasílio Itiberê e Mestre Romão, Raul Cruz e Antonio Temporão nas artes visuais, assim outros - e, neste novembro de 2016 apresenta ao público do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o resultado da pesquisa emotiva sobre o Ícaro e o Labirinto individual.

... Ao escolher a liberdade do sol de cem asas, a pintora, instaladora, historiadora, desenhista e ceramista Bení Moura, propõe plasticamente questionamentos comuns a todos. Questões das escolhas na vida a cada asa manufaturada, dúvidas sociais enredadas em labirintos enevoados, os fatos da realidade e os atos impingidos por sincronicidades nem sempre compreensíveis: são asas presentes rotineiras.

[Ao longe os sons das abelhas e da queda do jovem corpo ao mar]

Quando se propõe confeccionar cem asas de cerâmica, a artista em seu ato repetitivo, mântrico, materializa suas energias num belo painel tendo como suporte a representação solar, completando a instalação com belas asa brancas que sobrevoam a galeria, majestosas em paz ...  

João Henrique do Amaral
Curador